Pesquisa personalizada
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educação em Tempos Modernos

Podemos resumir os maiores problemas das escolas em um só, o desinteresse. Ele é o maior problema que uma sociedade pode ter. Desde os governantes até o cidadão comum está alienada, ao comodismo a mediocridade.
Muito fácil atirar a primeira pedra, mas difícil alguém se interessar em mudar a situação da educação do Brasil, uma educação que deveria ser começada pelos pais e não iniciada nas escolas. Vemos todos os dias nos jornais professores sendo agredidos, alunos tirando a vida do outro aluno, escolas em péssimas condições, funcionários desinteressados com o futuro de uma nação.
O desinteresse de achar que as coisas como estão, não vão mudar, que o país é isso e só tendo a piorar. Para mudar essa prática de pensamento devemos renovar mudar a forma de pensar, interagir mais Aluno-Professor e Professor-Aluno, o aprendizado não termina no toque da sirene e não começa no dia seguinte.
Alunos chegam para estudar pensando em irem embora, professores só querem repassar o conteúdo e receber seu misero salário no final do mês, um país que só pensa no fim, sem pensar nos meios. Sendo que os meios justificam os fins.
Hoje os professores não têm competências para gerir uma sala de aula, com seu baixo conhecimento, acesso limitado a livros e conteúdos. Diretores não incentivam com programas para que os alunos aprendam mais, diretores são aqueles que analisam a onde estão os problemas e quais são as melhores formas de consertá-las, cobrar de seus professores o porquê alunos tem médias baixas. Zeladoras não preparam com amor aquela que talvez seja a única refeição do dia do aluno.
Temos que investir mais na educação, muito mais do que é investida hoje, somente com a educação base podemos mudar esse país, outros países tentaram e conseguiram, temos que olhar com carinho essas tentativas feitas e inserir em nossas escolas. Devemos criar mecanismos dos professores estarem em contato integralmente com o seu aluno, criando disciplinas novas, uma dela de Direito e Deveres desde o ensino fundamental, para que o aluno já saiba do que ele pode ou não pode fazer, e cobrar de suas autoridades o que está na lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário